Toque na área que lhe interessa para ver uma descrição breve.
Exibe a frequência correspondente à nota Lá da quarta oitava (A4), tendo em conta a calibração, transposição e temperamento. Ao tocar, abre a janela onde se pode definir a frequência da nota A4.
Exibe o modo atual de visualização do sinal de áudio. Ao tocar, alterna o modo de visualização.
Ativa/desativa o modo de supressão de ruído. Quando o supressor de ruído está ativo, o afinador constrói e ajusta automaticamente o perfil do ruído ambiente durante os períodos em que o instrumento em afinação não soa. Desta forma, o supressor adapta-se ao ruído de fundo em constante mudança.
Abre a janela de configurações de temperamentos do afinador.
Abre a janela de seleção de instrumentos e das várias afinações disponíveis para eles. O nome do instrumento atual é exibido sob este botão.
Abre a janela com informações e definições gerais do afinador.
Exibe a transposição atual em semitons e o nome da tonalidade. Pode alterar a transposição na janela de configuração da frequência A4 (botão A4 = 440 Hz acima).
Exibe o nome do instrumento atual e a afinação selecionada. Para alterar o instrumento/afinação atual, use o botão Presets acima.
Conjunto de botões de notas numerados – corresponde ao instrumento/afinação selecionado. Ao tocar rapidamente, reproduz a nota tendo em conta a transposição e o temperamento. Ao tocar de forma prolongada, ativa a reprodução contínua.
Escala linear de desvios de -50 a +50 cêntimos. O centro da escala (0) corresponde à afinação exata da nota alvo em temperamento igual de 12 tons (12-TET). As marcas pequenas correspondem a incrementos de 5 cêntimos e as maiores de 10 cêntimos.
A barra vertical no centro do ecrã – a posição de afinação ideal para cada nota no temperamento igual (12-TET).
A barra vertical vermelha – a posição de afinação ideal da nota atual quando o temperamento está ativo. A legenda na parte inferior da barra mostra a quantidade de desvio introduzido pelo temperamento ativo para a nota atual.
O indicador mostra a posição atual da nota detetada no sinal de áudio na escala de desvios. O indicador fica verde quando a afinação é exata, amarelo para desvios próximos de 5 cêntimos, vermelho para desvios acima de 10 cêntimos e cinzento se não houver som.
No modo Strobe: Off, o afinador exibe a forma de onda estabilizada do sinal de áudio em tempo real.
Exibe a frequência calculada do sinal de áudio de entrada, tendo em conta as características da perceção humana do som e a possível inarmonicidade do sinal; corresponde à posição do indicador na escala de desvios. Para cordas inarmónicas, esta frequência é geralmente ligeiramente superior à fundamental.
Exibe o nível do sinal de áudio de entrada, o desempenho do processador de áudio e a carga do CPU.
Exibe o nome da nota detetada e a sua oitava, tendo em conta calibração, transposição e temperamento. Ao tocar nesta área, alterna ciclicamente o formato de exibição dos nomes das notas: sustenidos, bemóis ou ambos.
Exibe o desvio em cêntimos em relação à posição ideal. Ao tocar nesta área, alterna o formato de arredondamento: valores inteiros de cêntimos ou valores com uma casa decimal. Para uma nota perfeitamente afinada, em vez de zero, surge o sinal de igualdade =.
No modo Strobe: On, o sinal de áudio é projetado em faixas strobe no ecrã. Se a frequência fundamental do sinal estiver abaixo da nota alvo, as faixas movem-se para a esquerda; se estiver acima, movem-se para a direita. No modo Strobe: Auto, as faixas strobe são ativadas automaticamente para desvios inferiores a 15 cêntimos. O modo Waterfall é uma variação visual do strobe com um rastro vertical ou inclinado.
Quando a opção "Show fundamental pitch heatmap" (nas definições) está ativa, é desenhada uma linha vertical azul na posição correspondente à frequência fundamental do sinal de áudio. Quanto mais brilhante e fina a linha, mais estável é o som e maior a precisão da deteção. Se duas ou mais cordas em uníssono soarem ao mesmo tempo, cada corda terá a sua própria linha azul.
No modo Partials, são apresentadas cinco faixas strobe correspondentes às cinco primeiras harmónicas do som. O movimento de cada faixa revela se a harmónica está afinada com a nota associada. Para um som matematicamente harmónico em 12-TET, a faixa da terceira harmónica move-se para a direita, enquanto a da quinta move-se para a esquerda. As cordas inarmónicas costumam melhorar a quinta harmónica, mas prejudicar as restantes. As amplitudes relativas de cada harmónica são apresentadas ao lado do nome da sua nota correspondente.
Conjunto de botões de notas de C2 a B4. Ao tocar cada botão, a nota é reproduzida tendo em conta calibração, transposição e temperamento. A frequência resultante é exibida no canto inferior direito.
Reinicia a calibração e a transposição para zero, ajustando A4 a 440 Hz.
Associa A4 a um som externo de referência. Ao tocar rapidamente, assume o som externo como a nota Lá da oitava mais próxima. Ao tocar prolongadamente, assume o som externo como a nota mais próxima, seja ela qual for. Exemplo: se o som externo tiver 1000 Hz, ao tocar rapidamente, assume-o como a nota A5 e ajusta A4 para 500 Hz; ao tocar prolongadamente, assume-o como B5 e ajusta A4 para 445.45 Hz.
Exibe a frequência atual de A4 sem considerar a calibração e a transposição. Considera o temperamento se a opção Set A4 before temperament estiver desativada. Ao tocar, abre a janela de introdução manual do valor. Os botões - e + permitem alterar A4 em incrementos de 1 Hz.
Ativa o modo em que o temperamento é aplicado depois de A4 ser fixado no valor definido. Se o modo estiver ativo e o temperamento introduzir um desvio não nulo para A4, a frequência final de A4 diferirá do valor acima indicado. Se o modo estiver desativado, alterar o temperamento não fará o A4 "saltar" de valor.
Exibe o nome do temperamento ativo. O valor abaixo indica o desvio em cêntimos para a nota selecionada nas linhas superiores.
Exibe a frequência da nota selecionada nas linhas superiores, tendo em conta o valor de A4 e o temperamento, mas sem considerar calibração adicional nem transposição.
Exibe a frequência da nota selecionada nas linhas superiores, tendo em conta o valor de A4, o temperamento e a calibração adicional, mas sem considerar transposição. Os botões + e - aplicam um desvio de 1 cêntimo para cima ou para baixo em todos os cálculos.
Exibe a frequência final da nota selecionada nas linhas superiores, considerando todos os parâmetros: o valor de A4, o temperamento, a calibração adicional e a transposição. Os botões + e - deslocam todos os cálculos em 1 semitom para cima ou para baixo.
Exibe os desvios das notas do temperamento selecionado sob a forma de um gráfico. A linha horizontal indica desvios nulos. As linhas verticais correspondem a desvios de ±20 cêntimos.
Adiciona um novo temperamento do tipo Sweetening. Os desvios são inseridos na mesma ordem em que as notas do instrumento/afinação selecionado são listadas. Introduza o nome, dois pontos e a sequência de desvios em cêntimos em relação ao 12-TET. Use espaço, tabulação ou nova linha como separadores. Não use vírgulas.
Adiciona um novo temperamento do tipo Stretching. Os desvios são inseridos sequencialmente para cada nota, começando pela nota indicada, e são independentes do instrumento selecionado. Introduza o nome, dois pontos, a nota inicial e a sequência de desvios em cêntimos em relação ao 12-TET. Use espaço, tabulação ou nova linha como separadores. Não use vírgulas.
Adiciona um novo temperamento do tipo Temperament. Os desvios são definidos exatamente para 12 notas, começando em Dó (C), e não dependem do instrumento ou da oitava selecionada. Introduza o nome, dois pontos e exatamente doze desvios em cêntimos em relação ao 12-TET. Use espaço, tabulação ou nova linha como separadores. Não use vírgulas. Aqui, os desvios também podem ser inseridos como frações intervalares. Por exemplo, para a nota Fá (F), em vez de -1.96, é possível introduzir 4/3.
Abre a janela de edição do temperamento selecionado.
Elimina o temperamento selecionado.
Lista de temperamentos com deslocamento (margem laranja para Temperament, azul para Sweetening e verde para Stretching). Ao tocar, ativa o temperamento selecionado.
Seleciona a nota inicial a partir da qual os desvios de um temperamento do tipo Temperament serão aplicados. Na parte superior do ecrã, surge uma barra horizontal com o gráfico de desvios.
Alterna entre a visualização de todos os instrumentos ou apenas os instrumentos favoritos.
Lista deslocável de instrumentos. Ao tocar, ativa o preset do instrumento e carrega as afinações disponíveis na lista à direita. Se o seu instrumento não estiver na lista, experimente usar o preset «Chromatic» ou envie um pedido para adicionar um novo preset para o seu instrumento.
Lista deslocável de afinações disponíveis para o instrumento selecionado na lista à esquerda. Ao tocar, ativa o conjunto de notas/cordas que aparecerão no ecrã principal sob a forma de botões de notas. No final da lista, há um botão para solicitar a adição de um novo instrumento/afinação.
Indica se a afinação faz parte da lista de favoritos. Ao tocar, adiciona ou remove a afinação da lista de favoritos.